Seminário Diocesano da início a X semana temática


DSC_0022O seminário Diocesano de Caratinga/MG deu inicio nesta segunda-feira, 1º de outubro, às 19h, a X Semana Temática com o tema: A Filosofia medieval e seus reflexos na formação do pensamento Ocidental. Durante a abertura oficial do evento, foi mencionado breve histórico da semana, cuja tradição na instituição remonta ao ano de 2003. O reitor do seminário, padre José do Carmo Vieira acolheu aos participantes e valorizou a semana como oportunidade de para adquirir e buscar o conhecimento. Após, padre José Raul, diretor de estudos do Seminário Diocesano, manifestou a alegria em realizar a X semana temática, e ainda, Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano, expressou a satisfação em estar presente durante as conferências e sobre a importância da semana a partir do momento em que desperta o interesse pelos temas abordados.
DSC_0012Às 19:30 h, tomou a palavra o conferencista do dia, prof. Dr. Carlos Arthur Nascimento, professor doutor (PhD) em estudos medievais pela Universidade de Montreal, Québec, Canadá e atualmente professor assistente do departamento de Filosofia da Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que proferiu a conferência: “A Ciência na Idade Média”, cuja abordagem partiu do princípio de que: “A ciência moderna não brotou perfeita e completa dos cérebros de Galileu e Descartes, como Atenas da cabeça de Zeus. Ao contrário, a revolução galileana – que continua apesar de tudo uma revolução – foi preparada por um longo esforço de pensamento” (Alexandre Koyré). Então desenvolveu a temática tendo como referência Aristóteles, Roberto Grosseteste, Tomás de Aquino, Duns Scot e Galileu.
Na terça-feira, dia 2 de outubro, acontecerá pela manhã o café filosófico, no qual serão estudados e discutidos textos filosóficos do período medieval e a noite a conferência “Filosofia e Teologia” ministrada pelo Dr. Urbano Zilles de Porto Alegre/RS.
 
Seminário Propedêutico São José | by TNB ©2012. Ed. Elias Fernandes Pinto.